Edição 2024 em epaper
 
 
Jornal de Negócios
Nova Pesquisa
     
   
   
   
  Início
  Notícias
   
 
   
 
 
 
 
O Retrato do Anuário 2017 10-02-2017
Fotografia É um universo que envolve profissionalmente mais de 5.100 pessoas e que centra parte importante da sua actividade no apoio às empresas. Prevalece a prestação de serviços nas áreas de Direito Comercial, Contencioso, Direito do Trabalho e Fiscal, e quase 40% das organizações asseguram apoio aos clientes fora de Portugal. Na grande maioria (72%) trabalham até 20 advogados, mas em oito das firmas representadas esse número ultrapassa os 100 e em três destas os 200. Os indicadores referidos espelham o mercado português dos serviços jurídicos e têm por base a informação facultada pelas 141 sociedades de advogados representadas na 12.ª edição do anuário deste sector. Este é o In-Lex 2017.
Na edição deste ano, o In-Lex volta a contar nas suas páginas e na sua edição online com uma representação que se estende a todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Com espaços próprios ou através de parcerias, as 141 sociedades listadas nesta edição do Anuário, referenciam 227 escritórios em 32 localidades, onde 18 contam com escritórios sede.
A actividade das firmas estende-se, contudo, além-fronteiras, numa lógica que visa assegurar a prestação de serviços aos clientes em diferentes jurisdições internacionais. Através de presenças próprias, de parcerias ou integradas em networks, 31 sociedades têm presença no Brasil, 27 em Angola e 20 em Espanha. No “top 5” dos destinos de internacionalização, surgem ainda dois países africanos de expressão lusófona, no caso Moçambique (18 escritórios) e Cabo Verde (12).
Se considerarmos em conjunto as cidades de Pequim e Xangai e o território de Macau, a Republica Popular da China entra, com 18 sociedades, no grupo dos países onde maior número de firmas assegura o apoio aos seus clientes.
No cômputo geral, as principais sociedades de advogados que trabalham no mercado português estão presentes ou têm capacidade para se fazerem representar num conjunto de 70 países espalhados pela Europa, África, América, Ásia e Oceânia. ...In Anuário 2017
Ver documento Documento
 
Voltar