Edição 2017 em e-paper
 
 
Jornal de Negócios
Nova Pesquisa
     
   
   
   
  Início
  Editorial
   
 
   
 
 
 
 
Isto Anda Tudo Ligado 10-02-2017
Fotografia Como guiará Donald Trump a política económica e as relações externas dos Estados Unidos da América neste primeiro ano de mandato? De que modo evoluirá o processo de saída do Reino Unido da União Europeia? E que desfecho terão eleições em França, Alemanha, Holanda, Itália?
Vive-se hoje um clima de incerteza que está longe de criar a confiança necessária ao investimento, de que depende o crescimento económico e a criação de emprego e de riqueza.
Há uma expressão tornada popular que já deu título a um livro [de Eduardo Guerra Carneiro] e a uma canção [de Sérgio Godinho], mas que assenta igualmente na perfeição sobre a forma como o mundo globalizado funciona: “Isto anda tudo ligado”.
Ou seja, o comportamento da economia internacional, sujeito às dúvidas referidas, irá determinar o que vai passar-se neste país periférico, com elevadas dívidas pública e privada e amarrado aos humores dos mercados e do Banco Central Europeu para se financiar.
É verdade que apesar de muitas nuvens negras, existe alguma expectativa em torno da possível estabilização do sistema financeiro português. E olha-se igualmente com atenção para regresso do investimento público, apoiado por fundos comunitários. A nível interno, haverá, em todo o caso, a necessária estabilidade política, para que se consolide um caminho de retoma económica?
“Isto anda tudo ligado” e, precisamente por isso, é neste contexto carregado de dúvidas, quer no plano internacional, quer a nível interno, que terá de trabalhar o sector representado nesta 12.ª edição do In-Lex.
Há, apesar de tudo, algumas boas notícias da chamada advocacia de negócios - um mercado que funciona como uma espécie de barómetro da actividade económica. E a verdade é que os serviços jurídicos que de forma sustentada têm sido pedidos às sociedades de advogados - nas áreas de fusões e aquisições, do imobiliário, do turismo ou do apoio ao investimento - correspondem ao perfil de uma economia em fase de retoma. ...In Anuário 2017
Ver documento Documento
 
Voltar